A menopausa é uma fase de muitos questionamentos para a mulher, afetando diretamente todos os âmbitos da vida. Muito se questiona sobre a estabilidade profissional da mulher durante esse período, e então, o encerramento do ciclo menstrual por definitivo pode afetar nas atividades profissionais?
A menopausa é determinada pela ausência total do funcionamento dos seus ovários, e consequentemente, uma queda dos níveis hormonais, sendo diagnosticada após 12 meses da parada da menstruação.
Seus sintomas, que chamamos de climatério, podem surgir até 10 anos antes devido os “engasgos” que o ovário envelhecido vai sofrendo até deixar de funcionar!
Esses sintomas envolvem fadiga, queda de libido, fragilidade óssea, ressecamento vaginal e, finalmente, os que afetam o desempenho profissional: falta de concentração, perda de memória e ondas de calor.
Ou seja, sim! A menopausa pode colocar o emprego em risco, pois pode apresentar queda na produtividade e eficiência no desenvolvimento de tarefas habituais.
Isso significa que as mulheres em torno de 40-45 anos, que estão atingindo posições e cargos cada vez mais importantes, podem se deparar com situações constrangedoras e atrapalhar suas atividades durante o horário de trabalho, como aquele calorão, seguido de suor e calafrio durante uma reunião, por exemplo,
ou até mesmo, piora da capacidade de memória e foco, devido às noites de insônia e noites mal dormidas.
Isso acontece mas não é o fim da carreira, tem solução!
Não é preciso deixar de viver o seu cotidiano, com prazer e alegria, busque atendimento com um especialista!
Para agendar seu atendimento personalizado entre em contato