A resposta
Na escolha entre histerectomia vaginal ou laparoscópica, a regra é simples: quando o útero permite, a via vaginal vem primeiro; quando ela não é possível, entra a laparoscopia. O corte na barriga ficou como última opção. Esse caminho é o que mais muda a sua recuperação.
No consultório, eu percebo que o pedido de cirurgia assusta pela quantidade de palavras juntas. Por isso separo tudo em duas perguntas. A primeira é o que sai. A segunda é por onde sai.
O que sai: total ou parcial
Na histerectomia total, o útero sai junto com o colo, a parte de baixo que se abre para a vagina. Na parcial, o colo fica. Hoje a total é a forma mais usada, porque quem mantém o colo precisa continuar fazendo o preventivo e pode seguir com um pequeno sangramento todo mês.
Por onde sai: os três caminhos
O útero é o mesmo em qualquer caminho. O que muda é quanto a barriga é cortada, e é isso que define a dor, os dias no hospital e o risco de infecção.
| Caminho | Corte na barriga | Quando eu indico |
|---|---|---|
| Pela vagina | Nenhum | Primeira escolha quando o útero é móvel e de tamanho compatível |
| Por laparoscopia | 3 a 5 furos pequenos, de meio a pouco mais de 1 cm | Útero volumoso, aderências, endometriose |
| Por corte na barriga | Um corte maior, quase sempre na horizontal | Útero muito grande ou suspeita de câncer |
Os riscos do seu caso são conversados na consulta. A cirurgia com robô, em doença que não é câncer, não mostrou vantagem para a mulher sobre a laparoscopia comum.
Preciso mesmo tirar o útero?
Mioma, adenomiose, sangramento que não cede, endometriose profunda, útero caído e algumas lesões do endométrio podem levar à cirurgia, mas nenhuma delas leva automaticamente. Antes, eu reviso com você o que ainda dá para tentar: DIU hormonal, remédios, tratamento por histeroscopia, retirada só do mioma ou embolização.
Quanto tempo até voltar ao normal
Comparadas à cirurgia aberta, a volta às atividades aconteceu cerca de 11 dias antes pela vagina e cerca de 13 dias antes pela laparoscopia. São medianas de grupo: o seu prazo é definido no pós-operatório.
Um sangramento leve pela vagina por algumas semanas é esperado em qualquer caminho. A relação sexual costuma ser liberada em torno de seis semanas, depois que eu examino a cicatriz no fundo da vagina.
Sobre remédio para dor: a maioria das mulheres recebe algum analgésico forte na época da cirurgia, menos pela vagina ou por laparoscopia e mais na aberta. Cerca de 5 em cada 100 continuam usando por mais tempo, e isso tem mais a ver com idade mais jovem, cigarro, álcool, dor nas costas e fibromialgia do que com o caminho da cirurgia.
Existe ainda um efeito de longo prazo que eu sempre conto: depois de tirar o útero, aumenta a chance de perder urina nos dez primeiros anos e, depois de dez anos, de os órgãos da pelve descerem. Por isso, na própria cirurgia, eu prendo o fundo da vagina nos ligamentos que antes seguravam o útero.
Perguntas frequentes
Dá para tirar o útero sem cortar a barriga? Na maioria dos casos que não são câncer, sim, pela vagina ou por laparoscopia.
Quantos dias de repouso vou precisar? Depende do caminho e do seu trabalho. Pela vagina ou por laparoscopia, a volta costuma ser bem mais rápida que na cirurgia aberta.
Vou entrar na menopausa? Não por causa do caminho escolhido. Isso depende do que acontece com os ovários.
Quando posso ter relação? Em torno de seis semanas, depois que a cicatriz do fundo da vagina é examinada.
O robô é mais vantajoso? Em doença que não é câncer, não mostrou vantagem sobre a laparoscopia comum.
Se quiser conversar sobre qual caminho faz sentido no seu caso, me chame no WhatsApp (11) 93371-4477.
Para quem quer o detalhe técnico, com as referências numeradas no fim.
Quando uma mulher chega com o pedido de histerectomia, a folha costuma trazer várias palavras ao mesmo tempo: total, subtotal, vaginal, videolaparoscópica, abdominal. No consultório, eu começo separando essas palavras em duas perguntas, porque elas tratam de decisões diferentes. Uma diz o que sai. A outra diz por onde sai. E é a segunda que mais pesa nos seus dias depois da cirurgia.
Total ou subtotal: o que muda?
Essa primeira decisão é sobre o colo do útero. Na histerectomia total, o útero é retirado com o colo. Na subtotal, também chamada de parcial ou supracervical, sai o corpo do útero e o colo permanece.
Hoje a forma habitual é a total. A subtotal ficou reservada para situações técnicas específicas, porque quem mantém o colo continua precisando do rastreamento do câncer de colo e pode seguir com um sangramento cíclico leve. Eu explico essas duas consequências antes, para que a escolha não seja uma surpresa no pós-operatório.
Por que a via pesa tanto na recuperação?
O útero é o mesmo nas três cirurgias. O que muda é o quanto a parede abdominal é atingida.
Na via vaginal, não existe incisão no abdome. Na laparoscópica, são de três a cinco incisões de 5 a 12 milímetros. Na abdominal aberta, a incisão passa por pele, gordura, aponeurose e peritônio, e é dela que vêm boa parte da dor, a internação mais longa e o risco de a ferida infeccionar.
A revisão Cochrane de Pickett e colaboradores (2023), com 63 estudos randomizados e 6.811 mulheres, organiza a escolha numa ordem clara. Quando é tecnicamente possível, a via vaginal vem antes da abdominal. Quando a vaginal não é possível, a laparoscópica vem antes da abdominal. A cirurgia aberta passou a ser a última opção, e não a primeira. A AAGL já defendia essa lógica em 2011, com a posição de operar por via minimamente invasiva sempre que for factível.
Como cada via compara?
| Vaginal | Laparoscópica | Abdominal aberta | |
|---|---|---|---|
| Incisão no abdome | Nenhuma | 3 a 5, de 5 a 12 mm | Um corte, em geral transversal |
| Lugar na ordem de escolha | Primeira, quando viável (Cochrane, 2023) | Quando a vaginal não é viável | Última |
| Retorno às atividades | 10,9 dias antes da abdominal; se a abdominal levar 37 dias, entre 19 e 33 | 13 dias antes da abdominal; se a abdominal levar 37 dias, entre 22 e 25 | Base da comparação |
| Outros achados | Retorno às atividades semelhante ao da laparoscópica | Sem diferença no retorno às atividades frente à vaginal | Mais infecção de ferida, febre e transfusão |
| Ponto de atenção | Exige útero móvel e de tamanho compatível | Os riscos do seu caso são conversados na consulta | Mais dor e internação mais longa |
| Opioide dispensado no pós (Hessami, 2023) | Menor que na abdominal | Menor que na abdominal | Maior quantidade |
Esses números vêm de estudos randomizados e são medianas de grupo. Eles orientam a escolha, mas não definem o seu prazo individual.
Quando cada via é a indicada?
A via vaginal é feita inteiramente por dentro da vagina. Para ser possível, depende de um útero móvel e de tamanho compatível.
Na via laparoscópica, eu opero com uma câmera e pinças delicadas que passam por pequenas incisões, depois de encher o abdome com gás. É a alternativa à cirurgia aberta quando a vaginal não é possível, como no útero volumoso, nas aderências de cirurgias anteriores, na endometriose ou quando é preciso examinar toda a pelve.
A via abdominal continua indicada quando o útero é muito grande ou quando existe suspeita de câncer. Os riscos do seu caso são conversados na consulta.
A cirurgia robótica e a via vaginal por orifício natural (V-NOTES) não mostraram, na Cochrane de 2023, benefício para a paciente em relação à laparoscopia convencional na doença benigna. É o que a evidência mostra hoje, e eu digo isso com clareza quando o assunto aparece.
Antes de decidir pela cirurgia, o que mais pode ser feito?
As indicações mais frequentes de histerectomia por doença benigna são mioma com sintoma que não respondeu ao tratamento clínico, adenomiose com dor e sangramento, sangramento uterino anormal refratário, endometriose profunda em casos selecionados, prolapso uterino e lesões pré-malignas do endométrio. Nenhuma delas leva à cirurgia de forma automática.
Antes de marcar, eu reviso com você o que ainda pode ser tentado: DIU hormonal, tratamento medicamentoso, ablação endometrial, histeroscopia cirúrgica, miomectomia e embolização.
O que esperar nas semanas seguintes?
Sangramento vaginal leve por algumas semanas acontece nas três vias. Para voltar a ter relações, espero a cicatriz do fundo da vagina ser avaliada, o que costuma acontecer por volta de seis semanas.
Sobre analgesia, a meta-análise de Hessami e colaboradores (2023), com 377.569 mulheres, mostrou que 83% receberam opioide no período da cirurgia, em menor quantidade nas vias vaginal e laparoscópica do que na abdominal. O uso persistente ficou em 5%, e quem previu esse desfecho não foi a via: foram idade mais jovem, tabagismo, uso de álcool, dor nas costas e fibromialgia. Por isso eu converso sobre analgesia de forma individual.
Quanto à vida sexual, a meta-análise de Dedden e colaboradores (2023) reuniu os estudos sobre função sexual depois da histerectomia. No Brasil, a revisão de Gaiardo e colaboradores (Femina, 2023) discute os impactos e os aspectos técnicos envolvidos.
Existe efeito de longo prazo no assoalho pélvico?
Existe, e eu prefiro falar disso antes. A revisão de Chang e colaboradores (2025), com 60 estudos e mais de 3,5 milhões de participantes, associou a histerectomia a mais incontinência urinária nos primeiros dez anos e a mais prolapso de órgãos pélvicos depois de dez anos.
Por isso a prevenção do prolapso da cúpula vaginal faz parte da própria cirurgia. As recomendações da ISGE de 2025 (Chrysostomou e colaboradores) orientam suturar os ligamentos cardinais e uterossacros à cúpula na histerectomia vaginal sem prolapso, fazer a culdoplastia de McCall no prolapso estágio II e indicar a fixação sacroespinhosa ou a sacrocolpopexia nos estágios III e IV.
A FEBRASGO não tem protocolo dedicado à histerectomia por doença benigna. O que a entidade publicou toca o tema pelas bordas: a revisão sobre função sexual de 2023 e o protocolo de fístulas urogenitais de 2025, que trata de uma das complicações possíveis. A base mais sólida vem da Cochrane, da AAGL e da ISGE.
E a cobertura?
A histerectomia por doença benigna faz parte do rol da ANS. Com indicação médica, os planos de saúde em geral cobrem, mas a autorização segue o que diz cada contrato. O pedido vai com relatório clínico, exames e os códigos do procedimento.
O que trazer, e o que perguntar
Para a consulta, ajuda trazer:
- Ultrassom transvaginal recente, com a medida do útero
- Último preventivo e biópsia de endométrio, se houver
- Relatório de cirurgias abdominais anteriores, inclusive cesárea
- Medicamentos em uso, com as doses
- Quantos dias você consegue se afastar do trabalho e quem pode ajudar em casa
E vale levar estas perguntas por escrito:
- Qual via é indicada no meu caso, e por quê?
- O meu útero permite a via vaginal? Se não, o que impede?
- O colo vai sair? O que muda para mim se ele ficar?
- Como a cúpula vaginal vai ser sustentada para evitar prolapso?
- Quais são os riscos no meu caso?
- Em quantos dias, no meu caso, eu volto a dirigir e a trabalhar?
Perguntas frequentes
Dá para tirar o útero sem corte na barriga? Na maioria dos casos benignos, sim, pela vagina ou por laparoscopia. Decidem o tamanho e a mobilidade do útero, as aderências e o motivo da cirurgia.
Quantos dias até voltar às atividades? Na Cochrane de 2023, o retorno foi cerca de 11 dias mais cedo pela via vaginal e 13 dias mais cedo pela laparoscópica, comparadas à aberta. O seu prazo se define no pós-operatório.
A cirurgia robótica recupera mais rápido? Em doença benigna, a Cochrane não encontrou benefício para a paciente da robótica sobre a laparoscopia convencional.
Se ficar com o colo, preciso continuar o preventivo? Sim. Quem mantém o colo segue no rastreamento do câncer de colo.
Quanto tempo de atestado depois da histerectomia? Depende da via e do que você faz no trabalho. Funções sem esforço físico costumam permitir retorno mais cedo do que as que envolvem peso ou impacto, e o atestado é emitido conforme a avaliação médica.
A via escolhida pode me levar à menopausa? Não. A menopausa depende do que acontece com os ovários, e não do caminho da cirurgia.
Se quiser entender qual via faz sentido para o seu útero, me chame no WhatsApp (11) 93371-4477 e a gente conversa.
Referências
- Pickett CM, Seeratan DD, Mol BWJ, Nieboer TE, Johnson N, Bonestroo T, Aarts JW. Surgical approach to hysterectomy for benign gynaecological disease. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2023;8(8):CD003677. DOI 10.1002/14651858.CD003677.pub6 · PMID 37642285
- AAGL Advancing Minimally Invasive Gynecology Worldwide. AAGL position statement: route of hysterectomy to treat benign uterine disease. Journal of Minimally Invasive Gynecology. 2011;18(1):1-3. DOI 10.1016/j.jmig.2010.10.001 · PMID 21059487
- Chrysostomou A, Noé G, Linnamägi A, van Herendael BJ, Djokovic D. Evidence-based recommendations of the International Society for Gynecologic Endoscopy (ISGE) for the prevention of apical prolapse following vaginal hysterectomy for prolapsed and non-prolapsed uterus. European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology. 2025;312:114559. DOI 10.1016/j.ejogrb.2025.114559 · PMID 40617193
- Hessami K, Welch J, Frost A, AlAshqar A, Arian SE, Gough E, Borahay MA. Perioperative opioid dispensing and persistent use after benign hysterectomy: a systematic review and meta-analysis. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 2023;229(1):23-32.e3. DOI 10.1016/j.ajog.2022.12.015 · PMID 36539027
- Chang OH, Saldanha IJ, Encalada-Soto D, et al. Associations between hysterectomy and pelvic floor disorders: a systematic review and meta-analysis. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 2025;233(3):141-151.e6. DOI 10.1016/j.ajog.2025.03.018 · PMID 40120730
- Dedden SJ, Werner MA, Steinweg J, et al. Hysterectomy and sexual function: a systematic review and meta-analysis. The Journal of Sexual Medicine. 2023;20(4):447-466. DOI 10.1093/jsxmed/qdac051 · PMID 36857309
- Gaiardo TAM, Almeida JVQ, Cândido EB, Pace WAP. Função sexual pós-histerectomia: quais os impactos e aspectos técnicos envolvidos? Femina. 2023;51(3):182-190. DOI 10.61622/0100-7254513202307
- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Fístulas urogenitais. Protocolo FEBRASGO de Ginecologia nº 46. Femina. 2025;53(6):848-852. DOI 10.61622/0100-7254536202510

CRM-SP 206.100 · MÉDICO · Ginecologista e Obstetra · RQE 114.593 · Responsável técnico
Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Pérola Byington.
Revisado por Dr. José Ricardo W. Ristow em 22 de outubro de 2026. Conteúdo informativo, que não substitui a consulta médica.
Mais sobre histerectomia
Ficou com alguma dúvida sobre o seu caso?
Me chame no WhatsApp para conversar ou agendar uma avaliação.